A ultrassonografia de mama é uma técnica de imagem comumente usada para rastrear tumores e outras anormalidades mamárias que utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens detalhadas do interior das glândulas mamárias.

Ao contrário dos raios-X, da tomografia computadorizada, da mamografia e da tomossíntese, os exames de ultrassonografia não utilizam radiação e são considerados seguros para mulheres grávidas e mães que amamentam.

Por que a ultrassonografia da mama é realizada?

Seu médico pode solicitar uma ultrassonografia, por exemplo, se alguma alteração for detectada em sua mama durante o exame clínico (palpação). A ultrassonografiaajuda a determinar se uma determinada alteração palpada corresponde a um nódulo cheio de líquido (cisto), um tumor sólido ou outro tipo de problema. Também permite a determinação da localização exata e dasdimensões da alteração suspeita.

A ultrassonografia pode ser usada para avaliar as características de uma determinada alteração presente nas mamas, predizendo a probabilidade da mesma ser benigna ou maligna por meio de um sistema de classificação denominado BI-RADS. No entanto, a confirmação do diagnóstico só pode ser estabelecida se uma amostra de tecido ou fluido for removida da área suspeita e testada em laboratório. Para isso, o seu médico pode solicitar uma biópsia ou punção por agulha fina (PAAF) guiada pelaultrassonografia.

Você pode sentir-se nervosa ou ansiosa enquanto aguarda os resultados da biópsia/PAAF, mas é importante ter em mente que quatro em cada cinco nódulos mamários são benignos ou não-cancerígenos.

Além de ser usada para determinar a natureza de uma anormalidade mamária, a ultrassonografiatambém pode ser realizada em mulheres que devem evitar a radiação, como:

  • mulheres abaixo de 25-30 anos
  • gestantes

Como eu me preparo para a ultrassonografia da mama?

A ultrassonografiade mama não requer preparação especial.
É importante evitar aplicar pós, loções ou outros cosméticos nas mamas antes do exame. Isso pode interferir na precisão do teste.

Como a ultrassonografiada mama é realizada?

Antes da ultrassonografia, o médico poderá examinar suas mamas.
Você ficará deitada de costas em uma maca de exames e será aplicado um gel condutor que ajudará as ondas sonoras a viajar pela sua pele. O médico então moverá sobre sua mamaum dispositivo chamado transdutor, que ajudará na formação das imagens no aparelho.
Uma vez que as imagens foram adquiridas e gravadas, o exame estará finalizado e você será liberada.

ultrassom da mama

Destaques